curso ead

Como escolher um curso EAD? Veja algumas dicas para garantir a escolha certa

Há alguns anos o país foi tomado por uma inovação no ramo educacional, que corresponde ao curso EAD (ensino à distância).

Embora ele já tenha se tornado uma realidade e seja devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), muitas pessoas ainda encontram algumas dificuldades tanto em confiar nesses cursos e na capacidade educacional deles. Outro fator que pode causar alguns transtornos diz respeito às inúmeras universidades que os oferecem.

É possível obter sucesso acadêmico apostando em um curso à distância? Como escolher um bom curso que seja compatível com seus horários e possibilidades?

curso ead

DICA:Estude na Estácio com bolsa de até 50%: https://matriculas.estacio.br

Confira a resposta para essas e outras perguntas abaixo junto às dicas para escolher com assertividade um curso à distância.

Curso EAD: Quais as possibilidades?

Atualmente o ensino à distância tem sido aplicado até mesmo para crianças e adolescentes em substituição às aulas presenciais em razão da pandemia que o país enfrenta.

Contudo, há diversos cursos regulares que são disponibilizados de forma online, à distância, no formato EAD. Eles, aliás, não se limitam aos cursos de graduação, sendo disponibilizados também os referentes às pós-graduações e também outros específicos e sem cunho universitário.

Hoje, portanto, é possível aprender sem sair de casa, seja para obter um diploma em um curso de especialização diverso ou, ainda, para obter o diploma em uma graduação ou pós-graduação.

Os cursos EAD são efetivos?

Você já deve ter ouvido uma expressão que revela que o que importa não é o professor, mas o aluno. Embora isso não seja inteiramente verdade e o sucesso do curso dependa, também, de bons profissionais, aqui o esforço e dedicação do aluno se tornam ainda mais essenciais.

curso ead

Isso porque esses cursos levam em consideração um cronograma de áreas e matérias que devem ser passados ao aluno. Contudo, muitas vezes, por melhor que as aulas sejam estruturadas, alguns alunos possuem dificuldade de adaptação ou mesmo de manter a disciplina à distância.

Nesse sentido, a efetividade de um curso à distância depende da dedicação do aluno que se soma à qualidade da instituição e dos professores que ministram as aulas.

Existem diversos cursos desse tipo no Brasil, sendo que muitos deles se destacam pela qualidade que não é afetada pela distância.

Aliás, considere que muitos cursos de graduação, por exemplo, não dependem de aulas práticas (pelo menos na maioria das disciplinas) ou laboratoriais. Nesse sentido, não há porque a aula não poder ser realizada à distância.

Então, sim. É possível afirmar que tanto os cursos são efetivos quanto o fato de que existem diversas universidades e instituições que os oferecem e que são de confiança. Contudo, o aluno jamais pode se desviar, nessa situação, da responsabilidade que lhe cabe para que as aulas obtenham sucesso.

Como escolher um curso EAD compatível com suas necessidades?

Primeiramente é necessário decidir qual é o tipo de curso de ensino à distância que se deseja fazer. Assim, será uma graduação ou um curso pontual de especialização? Por outro lado, trata-se de uma pós-graduação ou de aulas preparatórias para a prestação de concursos diversos?

Em seguida, então, cabe ao aluno buscar quais são as instituições que oferecem esse tipo de curso. Deve ser analisada a grade de matérias, a metodologia dos cursos, o corpo docente que o ministrará e também o número de horas.

Além disso, o curso será ministrado diariamente? Quais os horários das aulas? É necessário acessar as aulas em horário específico ou o aluno possui liberdade? Qual o tempo de duração de cada disciplina? Como são realizadas as provas?

Todas essas questões são importantes para que o candidato que procura adentrar em um curso EAD escolha aquele que lhe é mais indicado e compatível com seus horários e objetivos.

Analise, também, quais são os horários que você possui disponíveis. Considere não só as aulas, mas eventuais trabalhos e provas que devem ser realizados, estudos de fixação da matéria e outros.

Muitos cursos de especialização, por exemplo, ocorrem durante os finais de semana. Você está preparado para abrir mão desses dias e regular seu sono e disponibilidade social às sextas-feiras e sábados pelo período de 01 ano?

Algumas dessas questões até mesmo podem parecer bobas, mas é preciso que se tenha em mente que o curso, para obter sucesso, exige que o estudante tenha tempo para realizá-lo e faça algumas adaptações em sua rotina, se necessário.

Por fim, não deixe de conferir qual é a classificação da instituição, se ela possui bons precedentes e comentários na internet, assim como, obviamente, qual a sua situação perante o MEC.

Algo que pode auxiliar é comparar instituições que lhe tenham interessado na mesma medida a partir das questões relevantes acima citadas, assim como dos valores que serão necessários para investimento, caso se trate de uma organização privada de ensino.

Com essas dicas é possível garantir o sucesso dos seus estudos, mesmo que realizados à distância.

Published by